segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Livro «Aldeia da Bicharada» sobe o ponto de vista da Psicologia Infantil




Livro «Aldeia da Bicharada»
“Sobe o ponto de vista da Psicologia Infantil”


Tal como a leitura de qualquer género literário, a poesia infantil traz uma série de benefícios para as nossas crianças.
Este livro é o exemplo disso mesmo.
Vejam os porquês?

  • ·O ritmo da poesia estimula a imaginação, o gosto e o hábito pela leitura.


  • ·      Desenvolve a linguagem, porque os versos rimados trazem uma variedade de palavras com sons que podem ajudá-los a compreender e assimilar melhor o seu conteúdo.


·      Os livros que contenham poesia infantil exercitam a memória a fixar pormenores que até podem ser dançados.

  • ·        A leitura deste livro - «Aldeia da Bicharada» - em quadras rimadas melhoram e de que maneira a expressão oral, a identificação das emoções das personagens/animais e auxiliam a criatividade.


  • ·       Transmite valores como a solidariedade e o saber ser meigo e tolerante.


·      E por fim, a leitura destes 24 personagens são as ferramentas ideais para trabalhar a coordenação psicomotora da criança, porque existem neste livro figuras que podem, ao ser lidas e ouvidas, favorecerem o movimento corporal e o funcionamento saudável dos neurónios.



segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Aldeia da Bicharada - Um livro Infanto/Juvenil


Lembram-se com certeza de como era mergulhar no seu livro favorito na infância e ficar completamente absorvido pela sua história?
Pois é…. Agora chegou a minha vez de escrever este livro de estórias infantis para ensinar às crianças as lições que já aprendemos; dar-lhes fontes de diversão e inspiração e, talvez, para reavivarmos a infância, agora na qualidade de pais, tios e avôs.
A ideia é continuarmos a ser sonhadores e fantásticos. No fundo aquilo que nos inspirava na infância. Voltei a esse tempo e explorei essas ideias.  Brinquei e criei acções idóneas que fazem sentido para as minhas personagens.
Ao escrever esta «Aldeia da Bicharada» foi com a intenção de compartilhar os meus conhecimentos e pesquisas com futuras gerações de políticos, pedreiros, professores e bombeiros!
Tive a preocupação de manter a leveza do texto, em quadras rimadas e garantir que o seu conteúdo seja acessível e compreensivo para as crianças.
Há séculos, que a literatura é usada como forma de educar as nossas crianças, então, por que não aproveitar para transmitir um ensinamento e ganhar a atenção dos encarregados de educação e dos professores também?
Vamos nessa…



Estou comprometido...


Estou comprometido com os desígnios da vida, as “coisas” simples, e do propósito de me aventurar por caminhadas em busca de novos olhares, palavras amigas, encanto e acenos, como quem se liberta nos silêncios, com arte de viver!




domingo, 17 de novembro de 2019

As nossas crianças


As crianças são como borboletas ao sabor do vento…
Algumas voam rápido e outras voam pausadamente.
Voam todas ao seu jeito, à sua maneira…
Cada uma delas é diferente na cor e no voar.
Mas qualquer uma delas é muito bonita e especial.
Assim são as nossas crianças. Bestial!